sábado, 25 de julho de 2009

Eles andem aí


Eles são menos que em anos anteriores (a crise), mas mesmo assim ainda conseguem estorvar quem circula na estrada, fazem razias ao camião, esperam uns pelos outros em plena auto-estrada (berma), isso e fazer chichi, que quando há vontade, não importa onde se está, o que importa é parar e fazer. A maioria deles leva cargas descomunais "às costas", bicicletas (muitas bicicletas), frigorificos, tudo o que uma pessoa não imagina, eles levam, deslocam-se em veículos que já devem muitos anos à cova, mas mesmo assim parece que chegam ao destino. Furgonetas de tal modo carregadas, que a altura chega a atingir, a altura do camião (4 metros).
Como este da foto (avariado), vejo imensos durante o dia e a noite, há alguns que tem bons carros, mas são uma minoria.
Vêm de França, Itália, Alemanha, Espanha e para todos o destino é o mesmo, Africa.
Dias e dias de viagem que até dá dó. Alguns param para dormir durante a noite, ao lado do carro, com o cobertor no chão e um lençol a tapar o corpo e a cara, e muitos deles com guarda nocturno, a mulher, que fica acordada durante a noite, não vá a ser que alguém esteja interessado em roubar algo... Muitos deles viajam sozinhos e sem espaço para mais nada, outro que viajam com a família, com crianças que não circulam sentadas nas respectivas cadeirinhas, alguns deles recém nascidos que viajam nos braços da mãe.
Imagino o sufoco que deve ser fazer uma viagem deste género, o calor que se sente, o não haver espaço dentro do veículo, para poder sequer virar a cabeça para trás... Já vi de tudo, não adianta estar para aqui a escrever mais, isto é daquelas coisas que só visto, contado ningúem acredita.

Os colegas de profissão que por aqui passam de certeza que sabem do que estou a falar.

1 comentário:

mathieu disse...

Nao pensava que um kangoo podia aguentar tanta coisa!!

Ainda ha pessoas a diser que os camioes sao um perigo mas eles sao feitos para suportar o peso que levam ao contrario deste kangoo!!

Boa viagem e boa coragem!