segunda-feira, 1 de junho de 2009

O pior desta profissão

A nossa higiene.
Nas casas-de-banho públicas, é onde é feita toda a nossa higiene, para mim isto é o pior desta profissão. Uma garrafinha com álcool é um bem mais que precioso.
Imagino como seria à uns anos atrás, quando as condições eram, bem piores do que aquelas que temos agora.
Agora, a maior parte das áreas de serviço têm duche, uns bons, outros menos bons, e outros mesmo que chegam a dar nojo. A limpeza dos duches, é feita pelos empregados da área de serviço, como é óbvio, mas se nós não, ajudarmos a manter aquele espaço, cuidado e limpo, claro, que se vai tornar num sítio asqueroso. Será que também cuidam assim, do wc, da vossa casa??
Cada duche custa entre 2 a 4 euros, por pessoa. Alguns com pouco espaço, outros sem sítio para colocar a mala ou pendurar o casaco, uns em que a água tem pouca pressão, outros que não têm torneira para regular a temperatura da água e ela sai tão quente, que dá para depenar galinhas; outros que a água sai morna e tomamos banho o mais rápido possível, com medo que venha água fria; e outros em que a água sai fria, gelada, mesmo. Quando isto acontece existem três possíveis soluções: a) uma pessoa tem horário para ir para outra área de serviço ver se tem mais sorte; b) tomar a bela da banhoca de água fria e rezar para que nos poucos metros que se tem que percorrer da área de serviço até à lata, não sejam suficientes para se apanhar uma valente gripe; c) não tomar banho, eu já optei por esta solução, mais de uma vez, dadas as condições de tudo o que em cima referi. Os duches de 4 euros (aproximadamente), são normalmente os da Alemanha, mas até dá gosto pagar tanto, e ter todas aquelas condições, toda aquela limpeza, aquele cheiro a limpo que às vezes até incomoda. Aliás não são só os duches que estão um luxo as casas-de-banho estão sempre limpíssimas, mas também pagamos por cada ida ao wc, 0,50 €. Eu preferia pagar todo este dinheiro em todos os países por onde passo e ter estas condições.

Não temos horas para nada.
Falo no meu caso, porque um camião que anda a dois condutores, é diferente do que quando anda um só condutor. Não tenho horas certas para dormir, tão depressa me deito às 9 da manhâ e começo a trabalhar às 6 da tarde, como posso também deitar-me às 3 da tarde e começar a trabalhar às 12 da noite, e por ai fora... Não tenho hora para comer, isto vem junto com as horas de dormir, porque se me deito às 6 da tarde, vou acordar às 3 da manhâ, tomo o suposto pequeno-almoço a essa hora, e às 6 da manhâ já almoçava!! (O meu marido já chegou a comer um bife com batatas fritas, às 8 da manhã.)

As saudades de Portugal.
As saudades da família, dos amigos, do cão, da comida da sogra, das sobremesas da sogra, dos restaurantes, do ar livre, dos passeios pela cidade, das brincadeiras do sobrinho ou do carinho da afilhada, saudades disto tudo ... mas a principal saudade, aquela de que mais sinto falta é... a nossa CASINHA!! O nosso conforto, a nossa privacidade, o nosso cantinho, a cama de 1,60 de largura, o duche sempre limpinho, o sofá sempre confortável, a tv tão grande, a cozinha com tantos móveis, aquele cheiro dela!!...disto sim é que eu tenho saudades, disto sim, é que eu sinto falta...

As secas.
Para carregar ou descarregar. Pode ser rápido ou pode demorar horas, às vezes aproveitamos para fazer a pausa de 9 horas (onde era suposto dormir), enquanto descarregamos ou carregamos e claro, temos que estar sempre pendentes e se demoram pouco tempo, ok, dormimos o suficiente e, claro, se demoram 4 horas, só já vamos dormir 5...e isto acontece com muita frequência...

O calor.
Daria tudo para, não ter que trabalhar quando começam os meses quentes. Aqui dentro da lata o calor é insuportável, não se consegue dormir, acabamos de tomar banho e passadas umas horitas já estamos pegajosos e já tomávamos outro banho; os mosquitos, as melgas e outro bichos voadores, estampam-se contra o vidro, que é uma coisa por demais, chega a um ponto que são tantos os cadáveres, que já nem a escova limpa-vidros consegue tirar aquela caca toda!!
Os parques tresandam a chichi!! Porcos, pá!!
Há uma maior probabilidade de se rebentarem os pneus do camião, devido ao calor, os pneus ficam mais ressequidos, e os travões mal chegam a arrefecer.
O inverno é sem dúvida alguma, a melhor época para andar na estrada.

Há umas quantas coisas mais, que não me agradam muito, estas são as principais, agora com o passar do tempo, ficam a descobrir o resto!!

1 comentário:

Unknown disse...

Não há bela sem senão...Realmente alguns aspectos referidos não devem ser nada fáceis de lidar!Caso para dizer:à valente!
Mas o facto de estar sempre ao lado da cara metade, estar sempre em viagem, factor mobetário acabará por compensar.