segunda-feira, 8 de junho de 2009

Valle del Jerte - onde carregamos a cereja.

O Valle del Jerte é uma comarca que está situada no extremo nordeste da Província de Cáceres, Espanha, no vale do rio Jerte. (...) está formado por onze municípios, agrupados na Mancomunidade de Municipios del Valle del Jerte e que repartem de forma desigual entre si a população vallense, que consta aproximadamente de uns 13.000 habitantes: Barrado, El Torno, Rebollar, Casas del Castanhar, Cabrero, Piornal, Valdastillas, Navaconcejo, Cabezuela del Valle, Jerte e Tornavacas.

(...) O nome do rio em árabe, Xerit tem uma dupla interpretação etimológica, bem como "rio estreito", bem como "rio cristalino". (...) O rio Jerte possui uns 70 km aproximadamente e desemboca no rio Alagón, que é afluente do Tejo. Seu nascimento se produz nas proximidades de Tornavacas, a uns 900 m de altitude (cerca do pico Torreón) e a sua passagem por Plasencia o faz a uns 345m, o que nos da idéia de sua acidentada bacia neste tramo de apenas unos 50 km.

A atividade produtiva principal dos jerteños é a agricultura e tem especial relevância o cultivo de
cerejas e a comercialização da Cereja do Jerte nos mercados da Espanha e do mundo, de modo que representa a principal fonte econômica do Vale. A produção de cerejas é muito grande e de uma qualidade extraordinária, especialmente a produção de cerejas autóctones, denominadas picota. Esta grande produção de cerejas gerou também uma indústria de destilados onde se produzem licores e outra de marmeladas de muita variedade.

(...) Nos últimos anos proliferou outro tipo de atividades que pouco a pouco vão diversificando a economia de seus povoados, especialmente no setor do turismo. Todos os povoados possuem vários alojamentos rurais.


Informação retirada daqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valle_del_Jerte

Sem comentários: