segunda-feira, 29 de junho de 2009

Alguém me diz se...

Ter pesadelos com o blogue, é normal??!!

domingo, 28 de junho de 2009

Fim-de-semana em casa

Chegamos ontem a Navaconcejo, estamos 4 na casa, o que é o ideal (!!) , 1 quarto com uma cama de casal para nós, e 1 quarto com 2 camas de solteiro para eles.
Está a ser mais fácil do que eu, imaginava a conciliação entre nós - fazer comer, tomar banho, lavar roupa, fazer limpezas... está a correr tudo muito bem.

Hoje, não esteve muito calor durante o dia e ao fim do dia caiu uma carga de água, que nos apanhou desprevenidos... e está o pueblo todo a tremer a pensar na cereja, quando chove não apanham cereja e para além disso, a água racha a cereja e fica "estragada"...

Aqui na casa a internet, vai muito, muito, mas mesmo muito muito lenta, o que me tira a vontade de navegar... agora vou descansar, tenho uma dor nas pernas horrivel!!!

Continua...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Revo e Sanzeno - Simplesmente Lindo!!

O céu estava assim...Na montanha ainda há neve...
Lago Di Santa Giustina...

As árvores de frutos...


Fui carregar aqui, um sítio onde nunca tinha estado. É daqueles sítios que nos ficam na mente e que difícilmente se esquecem. Foi das paisagens mais bonitas que vi até hoje, e espero lá voltar. (de verão, porque de inverno não deve dar muita vontade de meter lá os pezinhos, por causa da neve!!) As estradas são bastante estreitas ao ponto de que, em alguns sítios quando nos cruzavámos com outro camião, um de nós tinha que parar para o outro poder passar. As casas são de montanha e todas muito simpáticas e coloridas, as varandas com muitas flores, as ruas muito limpas (nem parecia que estava em Itália), tudo muito lindo!!
Nas encostas da montanha há bastantes cultivos de fruta: pêras, maçãs, uvas (isto foi o que vi). Nós carregamos maçãs.
Quem tiver o Google Earth, pode espreitar,porque dá para ter uma ideia do que estou a falar.http://maps.google.com/maps?ll=46.376502,11.062059&z=13&t=h&hl=en

(eu queria que as fotos ficassem depois do texto, mas não sei porquê, não consegui...)

Voltei

Estou na Catalunha e por aqui está de chuva e a temperatura baixou bastante, vou só condizir as minhas 4 horinhas que já volto com um novo post.

Ah, entretanto mandei vir uma piza!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Itália aí vou eu...

Viagem para Itália... tão longe... volto já...

Casa em Navaconcejo

Como aqui em Navaconcejo, não há áreas de serviço para uma pessoa poder tomar banho, e como passamos grande parte do dia a fazer nada, e só começamos a trabalhar a partir das 7 da tarde, o querido patrão, aluga uma casa para todos os empregados, para que possamos tomar banho, fazer comer e fugir da calorina da tarde.

O ano passado estávamos noutra casa, e ficou combinado com o dono, que este ano por esta altura, voltaríamos a alugar a casa, durante os dois meses que dura a cereja.
Nós estavamos descansadinhos da vida porque sabiamos que quando chegassemos a Navaconcejo, teriamos a casa... pois, mas o senhor dono da casa, faltou com a palavra e alugou a casa a outras pessoas... Resultado, como por esta altura o pueblo se enche de gente, já estava tudo alugado. Já estavamos desesperados porque não arranjávamos nada e era insuportável estar aqui, sem casa.

Até que!!
Fomos a um café comer qualquer coisa, e por acaso o Nino perguntou à senhora do café, se conhecia alguma casa que estivesse para alugar, ela disse que não que já estava tudo ocupado.
De repente, lembrou-se que tinha uma amiga, que tinha uma casa vazia... ligou para a amiga (isto ás 10 da noite), explicou-lhe a "nossa situação" e lá veio a amiga, mostrar-nos a casa. (eu não cabia em mim de contente)

É uma casa antiga, mas que está completamente remodelada, casa-de-banho com coluna de duche, lavatório de vidro verde, cozinha com móveis modernos - vermelhos e cremes, uma sala com uma decoração bastante simpática, tudo muito fixe.

O único senão é que a casa só tem 2 quartos e nós somos 10 (sim, dez) empregados!!!
Mas, como nós somos todos pessoas bastante civilizadas, e damos-nos todos mínimamente bem lá nos ajeitamos, até agora nunca coincidiu estarmos os 10 no mesmo dia.

É um descanso ter esta casa, com este calor é horrivel e impossivel estar dentro da lata, é muito bom, ter uma casinha fresquinha para passar a tarde, ver tv, fazer o nosso comer ter um wc que não seja público e poder tomar banho sempre que apetecer.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sevilha

Cheguei a Sevilha a esta hora 06:42 e estavam 27ºc.
Agora vou ali ver se durmo um bocadinho...

domingo, 21 de junho de 2009

Enganou-me

Este Viesa não tem nada a ver com o do camião que andávamos antes.
Já desde ontem que está a funcionar e ainda não pediu água!! Não vem muito fresquinho, mas não se está mal dentro da lata.

Suporto melhor o calor, do que a raiva que tenho pela net estar tão lenta, e de a tv não apanhar sinal!! É que estar um fim-de-semana inteiro com o pc nas pernas não é lá muito agradável (mas, mesmo assim não o largo).

Também já está a acabar, daqui a "nada", já está na hora da labuta, uma noite inteira de trabalho e a descarga amanhã em Sevilha.

sábado, 20 de junho de 2009

A Ana Rita e o Martim

Estive a ler uma noticia de uma rapariga de nome Ana Rita que está (ou estava) em greve de fome, um protesto para evitar que o seu filho Martim de 2 anos, seja dado para adopção. Tento compreender que quando lhe retiraram a criança à 2 anos atrás, ela se calhar não tivesse condições económicas, nem psicológicas para ficar com o filho, agora, com 15 anos acredito que esteja mais "madura" e que tenha reunido as condições necessárias para poder cuidar do filho.

O que não compreendo é, que infelizmente há tantas, mas tantas crianças em instituições, e ninguém se interessa por elas? Crianças que nem a visita de familiares recebem. Ninguém "quer" essas crianças?? Ninguém se interessa por elas??

Tinha que ser o Martim. Tinha que ser uma criança que tem família, que tem uma mãe que está a lutar por ele...

É uma criança bonita o Martim? Não faz birras o Martim? É por ter uma mãe adolescente, menor de idade? Será cunha? Alguma coisa é!!

Desejo que este caso não seja outro caso Alexandra, e que não se baseiem em papéis. Quer dizer... se for para se basearem em papéis, que tenham em atenção o que o Srº Luis Villas-Boas, director do refúgio Aboim Ascenção, diz da mãe do Martim.


Adenda
O refúgio Aboim Ascenção é a instituição onde o Martim está.

Afinal hoje não estou em Sevilha

Ficámos pelo caminho... só descarregamos os gelados na segunda-feira e aproveita-se para fazer um descanso de 45 horas.


Aqui a internet esta tão lenta, mas tão tão lenta que até mete nojo...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Coincidências da vida

Estar a carregar gelados em Espanha, e o meu marido encontrar um rapaz que andou com ele na tropa.

Começou o tormento...

Deito-me, não tenho frio nem sono. Começo a ficar com sono e o corpo começa a arrefecer e a pedir algo por cima, tapo-me com um edredão (super fininho, oferta da La Redoute - por isso não é nada quente), acordo passadas umas 2 horas e toda eu era água, levanto-me, limpo-me, ato o cabelo, para não transpirar muito e volto a deitar-me... não convêm ligar o Viesa* ainda apanho uma valente constipação. Já estava clara a manhã e voltou a suceder o mesmo... Ou seja, começaram as minhas noites tormentosas, as minhas noites sem dormir, as noites em que só me lembro da minha casinha...

Agora estam 35º graus, estou em Valencia a carregar gelados para Sevilha, nem quero pensar no calor que amanhã vou apanhar... ontem falamos com o M. que estava em Sevilha e durante o dia a temperatura atingiu os 45º graus...



*É um aperelho tipo ar condicionado. Colocamos água dentro do recipiente e ao ligar sai um ar fresquinho, dura cerca de 4 horas e se tiver muito calor não vale de nada!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

7 anos


Faz hoje 7 anos que a minha vida mudou completamente, mudou para melhor, aliás para muito melhor. Saí de casa dos meus pais sem olhar para trás, sem arrependimento e sem pensar e se não corre bem? Correu bem, continua a correr muito bem e espero que por muitos mais anos, assim continue.
Contigo rio, contigo choro, contigo me chateio, contigo embirro, contigo falo... tudo contigo, a minha vida és tu, contigo SOU FELIZ!!!
Que venham mais 7 anos de muita felicidade.
Um beijo AMO-TE MUITO.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Um dia de aniversário diferente

De à 3 anos para cá nunca mais comi uma refeição decente no dia dos meus anos (assim de faca e garfo, não pediria mais) ou porque estava a carregar à hora de almoço e não podia sair da fábrica ou porque não havia nenhum restaurante perto, ou porque acordava às 10 da noite, ou porque o restaurante já tinha fechado, ou porque isto ou porque aquilo... mas hoje foi diferente, hoje jantei. Jantei com o meu marido e mais 4 colegas nossos, foi um jantar apressado, um jantar em trabalho, um jantar que só aconteceu por ser o dia do meu aniversário, a comida não foi nem má, nem especial (sopa e filetes de pescada), a companhia foi boa e neste dia e dadas as circunstâncias não posso pedir mais que isto.
Estou contente.

Já que não tenho um bolinho verdadeiro...

mensagens em flash

Parabéns para mim!!!

Pois é, a gaja aqui do Rincón hoje faz 25 aninhos!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rio Jerte - Navaconcejo





A serra...


As mulheres na garagem, a separarem a cereja*
A bela da cereja!!

* Esta foto foi tirada clandestinamente!! Por isso não está grande coisa.*

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ontem, vi!!!!!!!!!!!!




Eu, adoro esta série!! A música, os actores, tudo!!
Quando começou, aqui em Espanha sempre que podia via, durante um tempo uma revista oferecia os episódios em dvd e comecei a comprar, até que a dita revista deixou de oferecer os dvd, anunciava, mas não oferecia... e entretanto deixe de ver, nunca estava em Espanha no dia em que passava na tv e perdi o fio à meada.
Ontem a fazer zapping, por acaso parei no canal e... um sorriso apoderou-se da minha cara!! Estava a dar a minha série, que saudades, há muitA gente nova, estou completamente desactualizada, pode ser que agora que estou mais tempo em Espanha, consiga acompanhar a nova temporada.
Que saudades da Meredith, do Derek, da Izzie, da Cristina da Drª Miranda e companhia...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Navaconcejo

Não sei como lhe chamar... aldeia? povoação? Vou lhe chamar pueblo, que é como dizem cá por estes lados.

É um pueblo antigo, com pouco mais de 2200 habitantes. Não é um pueblo bonito, não tem casas bonitas, nem sequer jardins ou lagos. Tem uma coisa muito mais importante que tudo isto... tem pessoas, Pessoas bonitas, humildes, simples, simpáticas; pessoas que nos vêem durante 2 meses por ano e que nos tratam como se vivêssemos aqui, durante todo o ano. Sabem quem nós somos, sabem que somos os camionistas que "tiramos" daqui a cereja, falam comnosco, perguntam-nos para onde vamos se para Barcelona, se para Perpignan (França) e quando regressamos. Aqui toda a gente nos diz bom dia, boa tarde ou boa noite, quando não nos conhecem perguntam quem somos, donde somos e o que fazemos aqui e é rara a pessoa que não esboça um sorriso, quando dizemos o que fazemos aqui.

Grande parte do pueblo (ou todo) vive do cultivo, da apanha e da venda da cereja. Familias inteiras, pai, mãe, filhos, avós, tios, primos, crianças (que colam nas caixas os autocolantes que definem o calibre da cereja)... Começam a trabalhar às 6 da manhã, na apanha, até à hora do almoço, pela tarde escolhem as cerejas e dividem-nas por calibre, nas garagens das próprias casas e ao fim do dia, vende-nas a cooperativas ou pequenos vendedores, que por sua vez vendem a grandes mercados.

Este Vale é deslumbrante, a serra é enorme e ao longe avistam-se os cerejos. O rio Jerte compõe uma paisagem linda, limpa e tranquila.

(gostava de saber escrever bem, fazer frases bonitas utilizando muitos sinónimos e adjectivos, para poder passar para aqui tudo o que vejo)

terça-feira, 9 de junho de 2009

À um ano atrás...

Eu estava bem melhor que hoje, porquê?? Porque estava em casa!!
À um ano atrás estava a começar aquela mega greve de camionistas, que paralisou grande parte do país. Lembro-me de ir ao supermercado e muitas das prateleiras estarem vazias, as bombas de combustível, sem combustível, nas poucas bombas da "minha zona" que, ainda tinham combustível, havia sempre filas enormes de carros e também pessoas nas filas a empurrarem o popó, porque tinham ficado sem o líquido precioso.
Foi uma semaninha de descanso que soube a glória.

Ah, e também estava bem melhor, porque dei os parabéns à minha mãe pessoalmente, almoçei com ela e cantei os parabéns...hoje não, hoje telefonei-lhe.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Valle del Jerte - onde carregamos a cereja.

O Valle del Jerte é uma comarca que está situada no extremo nordeste da Província de Cáceres, Espanha, no vale do rio Jerte. (...) está formado por onze municípios, agrupados na Mancomunidade de Municipios del Valle del Jerte e que repartem de forma desigual entre si a população vallense, que consta aproximadamente de uns 13.000 habitantes: Barrado, El Torno, Rebollar, Casas del Castanhar, Cabrero, Piornal, Valdastillas, Navaconcejo, Cabezuela del Valle, Jerte e Tornavacas.

(...) O nome do rio em árabe, Xerit tem uma dupla interpretação etimológica, bem como "rio estreito", bem como "rio cristalino". (...) O rio Jerte possui uns 70 km aproximadamente e desemboca no rio Alagón, que é afluente do Tejo. Seu nascimento se produz nas proximidades de Tornavacas, a uns 900 m de altitude (cerca do pico Torreón) e a sua passagem por Plasencia o faz a uns 345m, o que nos da idéia de sua acidentada bacia neste tramo de apenas unos 50 km.

A atividade produtiva principal dos jerteños é a agricultura e tem especial relevância o cultivo de
cerejas e a comercialização da Cereja do Jerte nos mercados da Espanha e do mundo, de modo que representa a principal fonte econômica do Vale. A produção de cerejas é muito grande e de uma qualidade extraordinária, especialmente a produção de cerejas autóctones, denominadas picota. Esta grande produção de cerejas gerou também uma indústria de destilados onde se produzem licores e outra de marmeladas de muita variedade.

(...) Nos últimos anos proliferou outro tipo de atividades que pouco a pouco vão diversificando a economia de seus povoados, especialmente no setor do turismo. Todos os povoados possuem vários alojamentos rurais.


Informação retirada daqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valle_del_Jerte

domingo, 7 de junho de 2009

Estou :)

Finalmente consigo colocar vídeos do YouTube aqui no Rincón!!!!
Vai começar um desfile de vários géneros de música! Espero que gostem.
Eu, adoro!!

Coldplay

sábado, 6 de junho de 2009

Isto funciona assim - parte II

Tempo de condução.
Por cada jornada de trabalho, cada um de nós conduz dez horas, nunca excedendo quatro horas e trinta minutos seguidos de condução.
Simplificando a coisa: o Nino conduz quatro horas, eu descanso essas quatro, eu conduzo quatro horas, ele descansa essas quatro e assim sucessivamente, até completarmos as 2o horas de condução (dez minhas e dez dele). Ao fim dessas vinte horas de condução, fazemos um descanso de nove horas. E ao fim do sexto dia de trabalho, fazemos vinte e quatro horas de descanso semanal.
Há dias que são mais tranquilos e não, conduzimos todas as horas que temos disponíveis.

(atenção, isto é a maneira como eu e o Nino trabalhamos, e é só um exemplo para ficarem a enteder mínimamente a "coisa", não significa que todos os motoristas façam assim.)

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Isto funciona assim - parte I

Aqui, o trabalho define-se por campanhas.
A primeira começa em Outubro e termina em Fevereiro, transportamos todo o tipo de legumes, que carregamos no sul de Espanha e descarregamos em países tais como: Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Áustria e Escócia. É chamada de campaña de Motril.

A segunda começa em Março e termina em Maio, transportamos morangos, que carregamos nas redondezas de Huelva - também sul de Espanha, mas mais próximo de Portugal para: Itália, França, Alemanha, Inglaterra. É chamada de campaña de la fresa.

A terceira e última começa em Junho e termina em Julho, transportamos cerejas que carregamos na Estremadura - também próximo de Portugal, e descarregamos em: Itália, França e Espanha (Barcelona). É chamada de campaña de la cereza.


Adenda
Depois de tantas horas sem dormir eu, não deveria de escrever nenhum post, é que depois acontece isto...esqueci-me de escrever que...

Exportamos o que me cima referi, e Importamos as mais variadas coisas, como por exemplo: aparelhos de ar condicionado, pensos higiénicos, fraldas, bobines de papel, chips(?) para computadores, batatas, etc, etc, etc. (não vem tudo misturado, cada coisa sua carga).

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sou uma gaja cheia de sorte...

De à um tempo para cá, metemos gasóleo numas bombas de combustível novas todas XPTO, que até têm a possibilidade de se pedir uma piza da telepizza, que eles fazem o "favor" de vir aqui entregar.
Eu, já só me imaginava a trincar a carbonara e... "agora não podemos ir aí entregar, porque temos muito trabalho, sinto muito."
Sentes muito?!! Também eu sinto, sinto o estômago colado às costas!! O rapaz da bomba até disse: "É a primeira vez que isto acontece, eles vêem sempre que nós pedimos"...

A luz ao fundo do túnel!!! O chefe da bomba convidou-nos para irmos almoçar com ele. E lá fomos nós todos contentes!!!
Que querido o gajo!!!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança II

Ontem escrevi no post, que achava estranho, não ter visto nenhuma referência a este dia. Fez-me "comichão", porque, quando eu era criança e andava na escola, era um dia bastante diferente do normal, a professora quase não dava matéria, passavamos o dia na brincadeira, a junta de freguesia da vila, oferecia-nos umas t-shirts que diziam Dia Mundial da Criança e o ano em que estávamos. A minha mãe oferecia-nos sempre qualquer coisinha simbólica, nem que fosse uma tarde de brincadeira, no parque da cidade. Eu e os meus irmãos, adoravamos esse dia, e ainda hoje, me lembro e gosto de o referir.
Na rádio não ouvi falarem do tema, e à noite li um post num blogue, que lembrava o dia.

O Dia Mundial da Criança, parece-me a mim que já não é o que era, pena.
E vocês, o que têm a dizer deste dia?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança

É estranho ainda não ter visto em nenhum blogue, dos que normalmente leio, a referência a este dia... não estou enganada no dia, pois não?
Eu queria colocar aqui, uma foto de uma criança, mas ainda não consigo fazer essa habilidade!!

O pior desta profissão

A nossa higiene.
Nas casas-de-banho públicas, é onde é feita toda a nossa higiene, para mim isto é o pior desta profissão. Uma garrafinha com álcool é um bem mais que precioso.
Imagino como seria à uns anos atrás, quando as condições eram, bem piores do que aquelas que temos agora.
Agora, a maior parte das áreas de serviço têm duche, uns bons, outros menos bons, e outros mesmo que chegam a dar nojo. A limpeza dos duches, é feita pelos empregados da área de serviço, como é óbvio, mas se nós não, ajudarmos a manter aquele espaço, cuidado e limpo, claro, que se vai tornar num sítio asqueroso. Será que também cuidam assim, do wc, da vossa casa??
Cada duche custa entre 2 a 4 euros, por pessoa. Alguns com pouco espaço, outros sem sítio para colocar a mala ou pendurar o casaco, uns em que a água tem pouca pressão, outros que não têm torneira para regular a temperatura da água e ela sai tão quente, que dá para depenar galinhas; outros que a água sai morna e tomamos banho o mais rápido possível, com medo que venha água fria; e outros em que a água sai fria, gelada, mesmo. Quando isto acontece existem três possíveis soluções: a) uma pessoa tem horário para ir para outra área de serviço ver se tem mais sorte; b) tomar a bela da banhoca de água fria e rezar para que nos poucos metros que se tem que percorrer da área de serviço até à lata, não sejam suficientes para se apanhar uma valente gripe; c) não tomar banho, eu já optei por esta solução, mais de uma vez, dadas as condições de tudo o que em cima referi. Os duches de 4 euros (aproximadamente), são normalmente os da Alemanha, mas até dá gosto pagar tanto, e ter todas aquelas condições, toda aquela limpeza, aquele cheiro a limpo que às vezes até incomoda. Aliás não são só os duches que estão um luxo as casas-de-banho estão sempre limpíssimas, mas também pagamos por cada ida ao wc, 0,50 €. Eu preferia pagar todo este dinheiro em todos os países por onde passo e ter estas condições.

Não temos horas para nada.
Falo no meu caso, porque um camião que anda a dois condutores, é diferente do que quando anda um só condutor. Não tenho horas certas para dormir, tão depressa me deito às 9 da manhâ e começo a trabalhar às 6 da tarde, como posso também deitar-me às 3 da tarde e começar a trabalhar às 12 da noite, e por ai fora... Não tenho hora para comer, isto vem junto com as horas de dormir, porque se me deito às 6 da tarde, vou acordar às 3 da manhâ, tomo o suposto pequeno-almoço a essa hora, e às 6 da manhâ já almoçava!! (O meu marido já chegou a comer um bife com batatas fritas, às 8 da manhã.)

As saudades de Portugal.
As saudades da família, dos amigos, do cão, da comida da sogra, das sobremesas da sogra, dos restaurantes, do ar livre, dos passeios pela cidade, das brincadeiras do sobrinho ou do carinho da afilhada, saudades disto tudo ... mas a principal saudade, aquela de que mais sinto falta é... a nossa CASINHA!! O nosso conforto, a nossa privacidade, o nosso cantinho, a cama de 1,60 de largura, o duche sempre limpinho, o sofá sempre confortável, a tv tão grande, a cozinha com tantos móveis, aquele cheiro dela!!...disto sim é que eu tenho saudades, disto sim, é que eu sinto falta...

As secas.
Para carregar ou descarregar. Pode ser rápido ou pode demorar horas, às vezes aproveitamos para fazer a pausa de 9 horas (onde era suposto dormir), enquanto descarregamos ou carregamos e claro, temos que estar sempre pendentes e se demoram pouco tempo, ok, dormimos o suficiente e, claro, se demoram 4 horas, só já vamos dormir 5...e isto acontece com muita frequência...

O calor.
Daria tudo para, não ter que trabalhar quando começam os meses quentes. Aqui dentro da lata o calor é insuportável, não se consegue dormir, acabamos de tomar banho e passadas umas horitas já estamos pegajosos e já tomávamos outro banho; os mosquitos, as melgas e outro bichos voadores, estampam-se contra o vidro, que é uma coisa por demais, chega a um ponto que são tantos os cadáveres, que já nem a escova limpa-vidros consegue tirar aquela caca toda!!
Os parques tresandam a chichi!! Porcos, pá!!
Há uma maior probabilidade de se rebentarem os pneus do camião, devido ao calor, os pneus ficam mais ressequidos, e os travões mal chegam a arrefecer.
O inverno é sem dúvida alguma, a melhor época para andar na estrada.

Há umas quantas coisas mais, que não me agradam muito, estas são as principais, agora com o passar do tempo, ficam a descobrir o resto!!